Você dorme bem? Tem uma boa qualidade de sono? Veja aqui e saiba a resposta

humor, no raciocínio, na memória, interferindo, assim, em nossa produtividade diária. Além disso, previne doenças como a depressão e a obesidade.

Mas o que é dormir bem? A resposta está na sensação que cada um sente ao se levantar. É usado um conceito generalizado que uma pessoa precisa de 8 horas, porém alguns se sentem muito bem com um pouco menos; já outros precisam de um pouco mais.

Às vezes dormir 6 horas dá uma sensação melhor que dormir 7 horas. Isso acontece devido ao ciclo do sono. Temos o sono REM (movimento rápido dos olhos) e o sono NREM (movimento não rápido dos olhos). Primeiro acontece a fase NREM, que é dividida em 4 estágios, nos quais o nível de profundidade do sono vai aumentando. Após, vem a fase REM, onde acontecem os sonhos. Nessa fase, é mais difícil a pessoa ser acordada. Em seguida, passa-se à fase NREM novamente e esse ciclo pode se repetir 4 a 6 vezes. Ao longo da noite, a duração do sono REM vai aumentando e o do NREM, diminuindo (é mais fácil então nos lembrarmos dos sonhos que acontecem pela manhã, pois é quando a fase REM é mais longa). Se você acordar antes que um ciclo todo se complete, a sensação de noite mal dormida pode ser maior.

E como melhorar a qualidade do sono? Algumas técnicas podem ser seguidas:

  1. Saiba o que é melhor para você.

E assim ajuste seu despertador com a quantidade de horas que você precisa.

  1. Evite o celular na hora de dormir.

A luz da tela diminui a produção de melatonina, que é essencial para a regulação hormonal do sono.

  1. Atividades físicas durante o dia.

São importantes para ajudar no equilíbrio hormonal e na diminuição da ansiedade.

  1. Técnica de respiração.

Aqui há uma técnica que ajuda o corpo a relaxar.

Não despreze a qualidade do seu sono. E se você tiver alguma dificuldade séria para conseguir dormir bem, não hesite em procurar ajuda profissional.

 

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